CORONA LIDERA RANKING DE 50 MARCAS MAIS VALIOSAS DA AMÉRICA LATINA

A marca de cerveja mexicana Corona é a mais valiosa da América Latina, de acordo com o estudo BrandZ das 50 marcas mais valiosas na região. A marca, com um valor de US$ 8 bilhões, ficou em 1º lugar no ranking pelo segundo ano consecutivo. O estudo engloba marcas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México.

Em segundo lugar veio a marca brasileira Skol, da AB-Inbev. Em terceiro, a rede de varejo chilena Falabella. No ranking das 10 marcas, 5 são cervejas, 2 são do setor de varejo, 2 são operadoras de telecomunicações e 1 é instituição financeira (veja abaixo).

No ranking das marcas mais valiosas no Brasil, a Skol é seguida de Bradesco e Brahma. Entre as top 10, quatro marcas são de cervejas e duas são de bancos  (veja abaixo).

Este ano, o valor total das 50 marcas mais valiosas teve uma queda de 4,5% em comparação com 2013, diminuindo de US$ 135,3 bilhões para US$ 129,2 bilhões. Houve crescimento nos setores de cerveja (13%), alimentação (21%) e varejo (14%). Uma das principais razões para o avanço nos segmentos é a implementação de estratégias para atender à crescente expansão da classe média.

As marcas mexicanas têm a maior proporção no valor total do ranking, com a sua contribuição passando de 29% para 33% no ano passado, liderada pela boa performance das marcas de cerveja, operadoras de telecomunicação, varejo e instituições financeiras. A proporção das marcas brasileiras caiu de 28% para 24%. O Chile aumentou sua contribuição de 19% para 20%. A Colômbia (16%) e o Peru (4%) mantiveram suas posições – com maiores contribuições das instituições financeiras na Colômbia e cervejas no Peru. Já na Argentina (1%) a contribuição é impulsionada pela petroleira YPF.

Neste ano entraram no ranking seis novas marcas: Marinela (marca de alimentos mexicana), Ipiranga (marca de varejo brasileira), Pielsen Callao ( marca peruana de cervejas), Tottus (marca de varejo chilena), Banamex (marca do setor financeiro mexicana) e UNE (marca de telecomunicações colombiana).

As marcas que mais cresceram foram a cerveja Modelo, a marca de loja de departamento Liverpool e o Banorte.

Grupos que foram formados através de fusões e aquisições ganharam destaque: as marcas que pertencem à AB-Inbev representam 19% das 50 marcas mais valiosas da América Latina, enquanto a SAB Miller, 7%.

A expansão geográfica impulsiona o valor da marca, como foi o caso da mexicana Corona e a chilena Falabella, que se posicionaram como as marcas latinas no exterior, competindo com sucesso em diferentes mercados. O ranking cita ainda marcas colombianas como Bancolombia, Avianca, Grupo Sura e marcas brasileiras como Itaú, Sadia, Natura e Vale.

Ranking das 10 marcas mais valiosas na América Latina:
1. Corona (México)
2. Skol (Brasil)
3. Falabella (Chile)
4. Telcel (México)
5. Bradesco (Brasil)
6. Sodimac (Chile)
7. Televisa (México)
8. Brahma (Brasil)
9. Aguila (Colômbia)
10. Modelo (México)

Ranking das marcas mais valiosas no Brasil:
1. Skol
2. Bradesco
3. Brahma
4. Itaú
5. Petrobras
6. Sadia
7. Natura
8. Antarctica
9. Ipiranga
10. Bohemia

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